Descubra todas as dicas de envio de email marketing, ferramenta muito utilizada no marketing digital

Entrega da Ficha Clínica ao Trabalhador

O RJPSST (Lei 102/2009) obriga à entrega da cópia da ficha clínica aos trabalhadores que terminam contrato com o empregador (Vide artº 109/4).

O que eu verifico na prática enquanto consultor/formador das Associações profissionais quer na área das obras públicas e ou construção civil (ARICOP) ou Associações comerciais e industriais (ACILIS e ACSP)?

As organizações que têm serviços internos estão a cumprir com a norma, norma imperativa pois existe uma cominação que no caso sub judice constitui uma contraordenação grave. Aqui pode/deve ser o próprio médico a entregar.


As organizações com serviços externos, efectivamente, não estão a entregar as cópias por falta de informação desses mesmos serviços, pois informados quer pessoalmente quer através de informação das Associações elaboradas por mim estão a solicitar aos Serviços externos um envelope fechado (tendo em conta a natureza sigilosa) com a cópia da ficha clínica.
A maioria dos contratos terminam pro caducidade, isto é, com aviso no mínimo de 15 dias que o contrato não se renovará, eis um tempo mais que suficiente para solicitar o documento.


A cópia da Ficha Clínica é importante no caso de doenças como a escoliose, ou no caso de uma lesão ou acidente de trabalho quer para mais tarde se verificar se tem havido evolução quer para um dia ser possível provar o nexo de causalidade para efeitos de reforma por invalidez ou uma pensão ou indemnização.


Bom trabalho a todos… e seguro!

Temos vindo a formar colaboradores das mais diversas organizações…
Curso de Perito Averiguador de Acidentes de Trabalho
Gestão e Coordenação da Formação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Menu
Fechar

Meu carrinho

Fechar

Lista de Desejos

Recentemente visto

Close

Great to see you here !

Os seus dados pessoais serão utilizados para melhorar a sua experiência por toda a loja, para gerir o acesso à sua conta e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.

Já tem conta?

Fechar

Categorias