exposicao-ao-radao

Exposição ao Radão

Sem forma de identificação através da sua cor, cheiro ou movimento, o radão consiste num gás radioativo presente no solo e em determinados materiais de construção que têm como base o granito, que poderá causar graves problemas para a saúde, dos quais cancro no pulmão e leucemia infantil.

Com a entrada em vigor do DL 108/2018 a exposição devida ao radão nas habitações, locais de trabalho e edifícios de uso público deverá ser avaliada e classificada quanto ao nível de risco. Sendo que as entidades empregadoras deverão, obrigatoriamente, assegurar que a exposição ao radão seja tão baixa quanto possível, assegurando as condições de segurança e saúde a todos os colaboradores.

Garantido a proteção dos locais de trabalho e habitações e assegurando a máxima proteção à população, técnicos de segurança e saúde no trabalho, arquitetos e urbanistas deverão frequentar formações relativas ao radão.

 

O curso Exposição ao Radão tem como intuito sensibilizar os profissionais e população em geral para a importância de proceder e promover a avaliação dos níveis de radão nos edifícios, propondo medidas corretivas ou preventivas, baseadas em informação concreta, detalhada e comprovada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *