Trabalhador Designado

Formação empregador / trabalhador designado / representante do empregador (para o desenvolvimento de atividades de segurança no trabalho)destina-se a formar empregadores e colaboradores interessados em desempenhar atividades de segurança no trabalho, adquirindo competências básicas, nomeadamente em matéria de segurança, saúde, ergonomia, ambiente e organização do trabalho, previamente validadas pela ACT.

Os cursos são realizados mensalmente (possibilidade de realização de cursos “à medida”) de forma integralmente assíncrona, ou seja, o formando não tem obrigação de estar online a determinado dia/hora. Todos os formandos dispõem de coaching/apoio personalizado e individual por parte do formador, que faz o acompanhamento à distância de atividades dentro do sector de cada formando e/ou interesse específico.

Testemunhos

já formamos técnicos das mais diversas organizações

avaliação média de 4,8 em 5 por 24 pessoas

As dúvidas mais frequentes

Sim, somos uma entidade certificada pela DGERT para diversas áreas, incluindo a 862 – Higiene e Segurança no Trabalho e devidamente autorizada pela ACT para a realização deste curso.

Para proceder à inscrição basta adicionar o curso pretendido ao carrinho de compras, preencher os seus dados e selecionar a forma de pagamento pretendida. Posteriormente, num prazo máximo de 24 horas úteis, irá receber por email os dados de acesso ao curso, bem como a sua fatura/recibo.

Não, poderá frequentar o curso quando tiver disponibilidade. Todos os cursos têm um formador, que tem o compromisso de dar apoio individual e personalizado a todos os formandos. O compromisso do formador é responder em 24h horas, no entanto, costuma responder em poucas horas.

Sim, claro que sim. A formação eLearning apenas se refere ao formato de organização do curso (formação à distância). Segundo a DGERT (e a própria ACT) a mesma é equivalente.

Não, todos os certificados oficiais emitidos através da plataforma SIGO são semelhantes, identificando apenas a identificação do formando,  ação de formação, duração da mesma, os seus módulos e classificação atribuída, se aplicável.

No final da formação é emitido um certificado de formação através da plataforma SIGO (antiga Caderneta Individual de Competências). Todos os nossos cursos são certificados pela DGERT e reconhecidos pela ACT. O seu certificado é emitido no prazo máximo 48H úteis após o términos do curso. O mesmo é enviado em formato pdf para o seu email e também via CTT, para a morada que nos indicar.

Não, não tem que nos enviar cópia dos seus documentos. Precisamos, sim, dos seus dados completos apenas e só para efeito de emissão do certificado de formação. No entanto, caso já tenha um perfil na plataforma SIGO e seja necessário atualizar o mesmo (ex. data de nascimento), é-nos exigido pela referida plataforma estatal o envio do documento. Nessas circunstâncias, para que possamos emitir um certificado com dados atualizados, solicitamos cópia do CC ao formando em questão.

Os cursos têm duração variável, sempre disponibilizada no programa de curso. Após a sua conclusão, certificamos a ação até 48H úteis. Enviamos de imediato o certificado por email (em PDF) e também em correio azul, para a morada que nos enviar.

Destina-se a trabalhadores de PMEs, que pretendam exercer funções de Segurança no Trabalho, adquirindo competências básicas, nomeadamente em matéria de segurança, saúde, ergonomia, ambiente e organização do trabalho, previamente validadas pela ACT.

O curso de empregador / trabalhador designado / representante do empregador tem como objetivo: desempenhar atividades de segurança no trabalho, adquirindo competências básicas, nomeadamente em matéria de segurança, saúde, ergonomia, ambiente e organização do trabalho.

No que concerne a valor de investimento, o custo do curso é de 105 euros (desconto de 10%, caso se verifiquem 2 ou mais inscrições conjuntas).

– Módulo 1: CONCEITOS BÁSICOS DE SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO (5 HORAS)
– Módulo 2: RISCOS GERAIS E SUA PREVENÇÃO (20 HORAS)
– Módulo 3: ELEMENTOS BÁSICOS DA GESTÃO DA PREVENÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS (5 HORAS)
– Módulo 4: RISCOS ESPECÍFICOS E A SUA PREVENÇÃO NA INDÚSTRIA / COMÉRCIO E SERVIÇOS (5 HORAS)
(peça aqui o programa detalhado)

Esta formação incute aos formandos as seguintes competências:

– Estar apto a seguir um modelo de Prevenção de Riscos Profissionais

– Realizar avaliações elementares de riscos

– Ser capaz de participar nas ações de emergência e primeiros socorros

– Analisar a forma de gerir a Prevenção de Riscos Profissionais na empresa

– Identificar e conhecer os organismos públicos relacionados com a Segurança, a Higiene e a Saúde no Trabalho

– Identificar os riscos específicos do seu sector de atuação e gerir ações de Prevenção relativamente aos mesmos riscos

Sim, a entidade Pro Institute (R2C Consulting, Lda.) encontra-se devidamente autorizada pela ACT para a realização destas ações de formação.

Define a legislação que: empresas até 9 trabalhadores, cuja atividade não seja de risco elevado e com um único estabelecimento ou diversos estabelecimentos, distanciados até 50 Km. 

Sim, é necessário a autorização por parte da ACT, podendo ser feita via eletrónica ou em modelo de requerimento próprio, após a conclusão deste curso e respetiva emissão do certificado de formação.