TÉCNICO SUPERIOR DE SEGURANÇA
E SAÚDE NO TRABALHO

Nível VI - Curso certificado pela DGERT
e homologado pela ACT

UMA OPORTUNIDADE À SUA MEDIDA

A formação de Técnico Superior de Segurança e Saúde no Trabalho (TS SST) – Nível VI destina-se a formar todos os interessados em desempenhar atividades de segurança no trabalho, adquirindo competências avançadas, nomeadamente em matéria de segurança, saúde, ergonomia, ambiente e organização do trabalho, previamente validadas pela ACT.

Os cursos são realizados de forma regular, podendo os formandos inscrever-se a qualquer momento, adquirindo o curso na nossa loja online ou entrando em contacto connosco.

A formação decorre em modo bLearning: toda a parte teórica decorre em plataforma intuitiva e disponível 24H, contando com sessões em direto previamente agendadas (cerca de 1 hora de duração), nas quais os formandos poderão usufruir de toda a experiência de terreno da equipa de formadores. Após a componente teórica, os formandos desenvolverão um estágio na organização pretendida, sendo contemplado orientação por parte de um formador/coordenador.

Poderá consultar mais informações sobre o curso aqui ou entrar em contacto connosco.

CURSOS REGULARMENTE DISPONÍVEIS

realização regular de ações de formação, podendo inscrever-se a qualquer momento; poderá solicitar o programa de curso completo, assim como o cronograma

À MEDIDA DA SUA DISPONIBILIDADE

sem obrigação de estar online a determinado dia/hora marcada, com exceção das sessões síncronas pré-agendadas e com disponibilização de gravação das mesmas

ACOMPANHAMENTO PERSONALIZADO

apoio permanente por parte da equipa de formadores (feedback na plataforma em 24H, sessões online e acompanhamento no estágio), assim como da equipa de suporte

HOMOLOGAÇÃO ACT E CERTIFICAÇÃO DGERT

cursos certificados pela DGERT (área 862) e previamente homologados e reconhecidos pela ACT

ADQUIRIR O CURSO NA LOJA ONLINE

Selecione abaixo a opção de pagamento pretendida:

Tudo o que precisa saber

Este curso destina-se a empregados e desempregados que tenham habilitações literárias de grau superior (Bacharelato, Licenciatura, Mestrado, Doutoramento), que desenvolvam ou pretendam vir a desenvolver atividades na área da Segurança e Saúde no Trabalho.

Em caso de habilitações obtidas no estrangeiro deve ser apresentado um documento de reconhecimento de grau académico ou de equivalência de habilitações, conferido por uma instituição de ensino portuguesa ou Direção Geral do Ensino Superior (DGES).

Pretende-se que, no final do curso, os formandos tenham adquirido as competências necessárias ao exercício da profissão de Técnico Superior de Segurança no Trabalho, de acordo com o respetivo perfil profissional (desenvolver, coordenar e controlar as atividades de prevenção e de proteção contra riscos profissionais), em consonância com o Sistema de Certificação, que é obrigatório desde 30 de agosto de 2000.

No final do curso, os formandos deverão integralmente aptos a:

  • Colaborar na definição da política geral da empresa relativa à prevenção de riscos, ao planeamento e implementação do correspondente sistema de gestão
  • Conceber, programar e desenvolver as atividades de prevenção e proteção contra riscos profissionais
  • Coordenar e controlar as atividades de prevenção e proteção contra riscos profissionais
  • Dominar a gestão das atividades de segurança, higiene e saúde no trabalho
  • Assegurar a organização da documentação necessária à gestão da prevenção na empresa
  • Identificar, conhecer, interpretar os pontos essenciais da regulamentação e legislação específica da área
  • Identificar e avaliar riscos presentes e potenciais nas atividades laborais, permitindo operar ações de prevenção adequadas
  • Promover a informação e a formação dos trabalhadores e demais intervenientes nos locais de trabalho
  • Dar a conhecer metodologias próprias que permitam as empresas envolver todos os colaboradores numa nova atitude associada ao comportamento de (não) risco
  • Dinamizar a integração da prevenção nos sistemas de comunicação da empresa e da participação dos trabalhadores
  • Desenvolver as relações da empresa com os organismos da rede de prevenção
  • Promover a valorização pessoal do formando em termos técnicos e científicos
  • Avaliação da componente eLearning: a Avaliação de cada módulo, feita em regime de E-learning, é atribuída em 70% à realização das atividades solicitadas (testes, trabalhos, exercícios, estudos de caso, entre outros.) e 30% em relação à participação dos formandos, seja nas sessões síncronas (assiduidade e pontualidade, intervenção), seja nas sessões assíncronas (assiduidade, participação nas várias atividades propostas no decorrer do autoestudo).
  • Avaliação da componente presencial (estágio): A classificação do Trabalho/Relatório da Componente Prática em Contexto Real de Trabalho e da sua defesa é quantitativa, numa escala de 0 a 20 Valores, tendo um peso de 25% na Classificação final do Curso. Haverá três momentos de avaliação: avaliação do tutor da entidade de acolhimento (30%); avaliação do relatório de estágio (30%); avaliação da Defesa por parte do júri (40%)
  • Nota Final do Curso: 75% da componente eLearning + 25% do estágio
  • Módulo 1 – Gestão das Organizações (5H)
  • Módulo 2 – Legislação, Regulamentos e Normas (30H)
  • Módulo 3 – Psicossociologia do Trabalho (25H)
  • Módulo 4 – Técnicas da Informação, Comunicação e Negociação (30H)
  • Módulo 5 – Conceção e Gestão da Formação (30H)
  • Módulo 6 – Noções de Estatística e Fiabilidade (30H)
  • Módulo 7 – Higiene do Trabalho (78H)
  • Módulo 8 – Gestão da Prevenção (50H)
  • Módulo 9 – Organização da Emergência (35H)
  • Módulo 10 – Ergonomia (30H)
  • Módulo 11 – Avaliação de Riscos Profissionais (30H)
  • Módulo 12 – Controlo de Riscos Profissionais (30H)
  • Módulo 13 – Segurança do Trabalho (60H)
  • Módulo 14 – Formação em Contexto de Trabalho (120H)

O estágio é realizado numa empresa ou outro tipo de organização (associação, município, etc.) preferencialmente na área de residência de cada formando, devendo a empresa/organização ser indicada pelo formando, bem como os dados de contacto e identificação do futuro tutor. Cabe à entidade formadora desencadear o processo de formalização do estágio, bem como ativar o seguro de acidente pessoais, assim como assegurar o seu acompanhamento, através de formador indicado para o efeito.

O curso tem 600 horas de duração total em regime bLearning, a grande maioria sem horários obrigatórios, sendo distribuídas da seguinte forma:

            – Componente online de 480 horas, sem horários obrigatórios (sessões assíncronas) e com feedback dos formadores em 24H úteiscom agendamento prévio de diretos (sessões síncronas) a cada duas semanas (frequência opcional, com disponibilização privada da gravação do direto)

            – Estágio de 120 horas em empresa/organização

O curso tem a duração total aproximada de 5 meses, 4 dos quais em modo eLearning. Para ter acesso ao cronograma da próxima ação, entre em contacto connosco.

Temos vindo a formar técnicos das mais diversas organizações…

Podemos ser úteis?

FORMAÇÃO CERTIFICADA

TÉCNICO SUPERIOR DE SEGURANÇA NO TRABALHO (NÍVEL VI)

Sim, somos uma entidade certificada pela DGERT para diversas áreas, nomeadamente Segurança e Saúde no Trabalho

Sim, a nossa entidade formadora Pro eLearning Institute (R2C) encontra-se devidamente autorizada pela entidade ACT para realização destas ações de formação)

A mesma poderá ser realizada na ACT local ou online.

Para o requerimento online deverá:

  • Realizar formação neste âmbito, junto de uma entidade certificada pela DGERT que apresente o curso homologado pela ACT
  • Neste link, aceder ao “Formulário de Candidatura para o Exercício das Atividades de Segurança no Trabalho pelo Empregador ou Trabalhador Designado”
  • Enviar o formulário com os respetivos anexos solicitados (nomeadamente o certificado de formação) para o seguinte endereço: mail@act.gov.pt (sendo que poderá consultar todos os contactos aqui)

 Para mais informações, poderá consultar o artigo 81º da Lei nº. 102/2009 de setembro.

O Curso tem uma duração de 600 horas e decorrerá em regime de formação e-Learning.

As 600 horas serão repartidas da seguinte forma: Formação a distância (assíncronas): 464 horas; Formação a distância (síncronas): 16 horas; Formação Prática em Contexto de Trabalho: 120 horas

Este curso destina-se a empregados e desempregados que tenham habilitações literárias de nível/grau superior (Bacharelato, Licenciatura, Mestrado, Doutoramento), que desenvolvam ou pretendam vir a desenvolver atividades na área da Segurança e Saúde no Trabalho.

Em caso de habilitações obtidas no estrangeiro deve ser apresentado um documento de reconhecimento de grau académico ou de equivalência de habilitações, conferido por uma instituição de ensino portuguesa ou Direção Geral do Ensino Superior (DGES).

Após a inscrição no curso e mediante a aceitação das condições exposta no regulamento de formação, pode efetuar o pagamento utilizando um dos seguintes meios que a Pro Institute tem à disposição, durante o processo de compra, no site, nomeadamente: Transferência Bancária, Multibanco, MBWAY, Cartão Visa & Mastercard, ou pagamento Cofidis sem juros

Não, o valor indicado é o valor total do curso. Efetivamente, existe a opção de pagar o “valor de inscrição” de €95 (noventa e cinco euros) para reserva de vaga, em alternativa ao pagamento total do curso. Caso o formando opte por esta alternativa, o valor indicado será descontado ao pagamento final.

O pagamento pela Cofidis confere a possibilidade do formando(a) proceder ao pagamento do curso por mensalidades, apenas disponível caso liquide o curso de uma vez só. Caso o formando(a) desista da inscrição após pagamento por esta via, a Pro Institute cobrará os custos envolvidos no processo de crédito, que são de €30 (trinta euros).

A formação prática em contexto de trabalho decorre após a finalização da formação teórica e processa-se mediante a realização de um Estágio numa empresa.

A realização de estágio prevê que o formando estabeleça um contacto com uma entidade de acolhimento e proponha a mesma ao Pro Institute, para posterior validação. A escolha da entidade de acolhimento e definição das respetivas condições em que o estágio é realizado passa por um acordo entre o formando e a respetiva entidade, cabendo à Pro Institute a manifestação de concordância, ou não, em função de considerar que estão (ou não) reunidas as condições mínimas para a realização de estágio nos termos dos objetivos que estão definidos para o mesmo.

Assim, não estão definidos requisitos ou características específicas da entidade acolhedora do estágio, importando apenas que as atividades realizadas no âmbito do estágio sejam compatíveis com os conteúdos (no seu todo ou em parte) da formação do curso.

O estágio pode ser realizado em horário laboral ou pós-laboral, na entidade onde o formando esteja empregado ou noutra, podendo ainda ser realizado todo seguido ou com pequenos interregnos, desde que se cumpra o prazo final para a entrega do respetivo relatório.

É definida em sessão de esclarecimento com a Coordenação Pedagógica a data final para entrega de relatório (previsivelmente dois ou três meses a contar do último dia da formação). Terá que ser entregue no Pro Institute o trabalho final relativo à formação prática em contexto de trabalho seguindo a estrutura recomendada. A entrega do relatório deve ser feita em formato digital (PDF) e em papel (três exemplares).

Na formação prática será formalizado um registo de presenças dos formandos, que deverá ser assinada pelo responsável da entidade acolhedora e entregue na Pro Institute, juntamente com o relatório final.

Durante esta formação os formandos serão acompanhados pela equipa pedagógica, nomeadamente na modalidade de tutoria online (Via Zoom) para o esclarecimento de dúvidas e dificuldades, realizada através da plataforma online do curso.

Assim, entre outras funcionalidades disponíveis, será criado no ambiente do curso online um fórum da formação prática, permitindo a todos os participantes:

  • Colocar as suas dúvidas e questões;
  • Manifestar opiniões, ideias e sugestões;
  • Partilhar conteúdos, conhecimentos, informações e dificuldades;
  • Ajudar no esclarecimento das dúvidas dos colegas de curso e no apoio das suas dificuldades;
  • Manifestar atitudes e comportamentos pró-ativos em prol desta aprendizagem colaborativa.

A participação de cada formando nesta tutoria inserida numa lógica de comunidade de práticas desta formação, é um elemento essencial para a partilha de dúvidas, dificuldades, documentos, experiências práticas, entre outras. Participam nesta tutoria online, além dos formandos, a coordenação do curso e os formadores da formação.

Para situações de esclarecimento muito urgente, podem ainda, a título excecional, contactar os formadores da Formação Teórica, preferencialmente por e-mail.

O registo de assiduidade é controlado através do administrador e do coordenador pedagógico da plataforma de formação a distância, onde acompanham e verificam as intervenções que o formando tem, no decorrer dos vários módulos.

As desistências ou interrupções da frequência da formação que impliquem a não frequência da duração do curso não conferem ao formando a possibilidade de continuidade e finalização do curso numa ação de formação posterior.

Só a título excecional e com a entrega de documentação comprovativa, de motivo de força maior que justifique a impossibilidade de cumprir-se com o exposto, poderá permitir à Coordenação do curso aceitar a reintegração do formando.

As desistências ou interrupções da frequência da formação após a frequência de pelo menos 80% da duração do curso podem, mediante proposta do formando, possibilitar a conclusão do curso numa outra ação desde que tal possa ocorrer no prazo máximo de um ano após a verificação da desistência ou interrupção da frequência da formação.

A possibilidade referida no ponto anterior carece de:

  • Entrega, por parte do formando, da documentação comprovativa dos motivos de força maior que impossibilitam a continuidade e conclusão da frequência do curso na ação em causa;
  • Decisão favorável da Coordenação do curso e do Coordenador do Departamento de Formação do Pro Institute, resultante da análise dos motivos alegados e respetiva documentação comprovativa e da verificação das condições legais e regulamentares do curso em presença;
  • Da aceitação, por parte do formando, das condições propostas pelo Pro Institute para a conclusão do curso noutra ação de formação.

A frequência da ação de formação não gera qualquer vínculo laboral com a entidade formadora.

É da responsabilidade do formando a contratualização do(s) seguro(s) que considere pertinentes pela frequência da formação em sala (nas instalações disponibilizadas pelo Pro Institute) quer pela frequência da formação em Posto de Trabalho (instalações da entidade acolhedora do formando).

Aplicam-se a este curso as normas constantes do Regulamento Interno Formação Profissional em vigor no Pro Institute disponível para consulta em www.proinstitute.pt.

Menu
Fechar

Meu carrinho

Fechar

Lista de Desejos

Recentemente visto

Close

Great to see you here !

Os seus dados pessoais serão utilizados para melhorar a sua experiência por toda a loja, para gerir o acesso à sua conta e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.

Já tem conta?

Fechar

Categorias