renovação CAP / TP T(S)ST

Cursos realizados mensalmente (possibilidade de realização de cursos “à medida”) de forma integralmente assíncrona, ou seja, o formando não tem obrigação de estar online a determinado dia/hora. Todos os formandos dispõem de coaching/apoio personalizado e individual por parte do formador, que faz o acompanhamento à distância de atividades dentro do sector de cada formando e/ou interesse específico. 

Formação certificada pela DGERT (ver aqui). Cada curso tem a duração prevista de 30 dias. Em todo o caso, o formando pode concluir o seu curso num período menor ou maior, consoante a sua disponibilidade. 

Reproduzir vídeo

cursos disponíveis

testemunhos

já formamos técnicos das mais diversas organizações

As dúvidas mais frequentes

Sim, somos uma entidade certificada pela DGERT para diversas áreas, incluindo a 862 – Higiene e Segurança no Trabalho e devidamente autorizada pela ACT para a realização deste curso.

Para proceder à inscrição basta adicionar o curso pretendido ao carrinho de compras, preencher os seus dados e selecionar a forma de pagamento pretendida. Posteriormente, num prazo máximo de 24 horas úteis, irá receber por email os dados de acesso ao curso, bem como a sua fatura/recibo.

Não, poderá frequentar o curso quando tiver disponibilidade. Todos os cursos têm um formador, que tem o compromisso de dar apoio individual e personalizado a todos os formandos. O compromisso do formador é responder em 24h horas, no entanto, costuma responder em poucas horas.

Sim, claro que sim. A formação eLearning apenas se refere ao formato de organização do curso (formação à distância). Segundo a DGERT (e a própria ACT) a mesma é equivalente.

Não, todos os certificados oficiais emitidos através da plataforma SIGO são semelhantes, identificando apenas a identificação do formando,  ação de formação, duração da mesma, os seus módulos e classificação atribuída, se aplicável.

No final da formação é emitido um certificado de formação através da plataforma SIGO (antiga Caderneta Individual de Competências). Todos os nossos cursos são certificados pela DGERT e reconhecidos pela ACT. O seu certificado é emitido no prazo máximo 48H úteis após o términos do curso. O mesmo é enviado em formato pdf para o seu email e também via CTT, para a morada que nos indicar.

Não, não tem que nos enviar cópia dos seus documentos. Precisamos, sim, dos seus dados completos apenas e só para efeito de emissão do certificado de formação. No entanto, caso já tenha um perfil na plataforma SIGO e seja necessário atualizar o mesmo (ex. data de nascimento), é-nos exigido pela referida plataforma estatal o envio do documento. Nessas circunstâncias, para que possamos emitir um certificado com dados atualizados, solicitamos cópia do CC ao formando em questão.

Os cursos têm duração variável, sempre disponibilizada no programa de curso. Após a sua conclusão, certificamos a ação até 48H úteis. Enviamos de imediato o certificado por email (em PDF) e também em correio azul, para a morada que nos enviar.

Estes cursos não estão sujeitos a autorização administrativa por parte da ACT. Assim, já não é necessário homologação por parte da ACT. O Pro Institute é um Centro de Formação certificado pela DGERT na área de Segurança e Higiene do Trabalho e, portanto, reconhecido automaticamente pela ACT.

Deverá fazer formação para que o seu CAP / TP não esteja suspenso. Neste caso se não fez a formação devida no quinquénio respetivo (exemplo: CAP de 2011/2016) deve fazer formação de 100h, segundo informação transmitida pela própria ACT. Segunda a mesma entidade, esta situação aplica-se mesmo que o Técnico tenha a experiência profissional mínima de 2 anos no quinquénio anterior.

Não carece de renovação. Porém, a ACT pode suspender o título profissional, quando em cada período de 5 anos, não se verifiquem os seguintes requisitos:
a) Atualização científica e técnica através da frequência de formação contínua correspondente ao mínimo de 30 horas, se tiver experiência profissional de 2 ou mais anos. Na prática, no seu recibo de vencimento tem que constar a função de Técnico de Segurança. Por exemplo, caso esteja contratado como Eng.º Civil e apesar de exercer “funções na área”, deve fazer o curso de 100H. Os Trabalhadores Independentes têm sempre que fazer as 100H.
b) 100 Horas de formação contínua quando tenha o exercício profissional inferior a 2 anos. Os comprovativos da formação contínua poderão ser solicitados no âmbito das atividades da ACT, pelo que os Técnicos de Segurança, ao enviar o CV para uma proposta de emprego, para além do TP (ou ex CAP) deverão enviar cópia da formação de atualização científica.

Um exemplo: um técnico obteve o CAP/TP em julho de 2016, até julho de 2021 deve fazer formação contínua. Se desejar trabalhar na área, deverá fazer a formação e a partir desse momento fica, de novo, habilitado a trabalhar até julho de 2026 (são períodos de 5 anos, a 2ª via do TP refere a data inicial do ex CAP para este controlo de 5 anos).

O certificado de aptidão profissional emitido vale como título profissional para a profissão para todos os efeitos legais, pelo que não é necessário solicitar à ACT uma 2ª via.

Os nossos cursos possuem o programa apropriado, de modo a dar resposta à norma legal. Não obstante, a maioria das atividades são abertas, podendo o formando trabalhar sobre o risco, tema ou setor de atividade que desejar, sempre com o devido apoio por parte do formador, que possui experiência profissional em diversos sectores de atividade

A prova é efetuada com cópia de contrato de trabalho ou recibo de ordenado, onde conste que foi contratado ou tem a categoria de Técnico. Se contratado, por exemplo, como Engenheiro Civil e informalmente exerceu funções de segurança, não consegue provar o exercício profissional pelo que deve fazer o curso de 100h.